sábado, 15 de setembro de 2007

Você se considera um ser alienado?

A palavra alienação tem inúmeros significados: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra que uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura.
A partir desses significados traçam-se algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar os motivos por quais as pessoas se alienam.
A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, se tornando sua própria negação.
Alienar-se é privar-se de uma analise, mas profunda, é também abster-se de novos conhecimentos.
Seria a comunicação uma alienação, uma vez que a alienação só existe por causa da comunicação? A alienação é passada de um comunicador que possui uma informação (verdadeira ou não) e é recebida por um receptor que até então desconhecia o assunto, sendo alienado por esse comunicador.
Na verdade o principal motivo para a alienação é a acomodação das pessoas que em um mundo de hoje em que as noticias já nos vem com opiniões formadas, não procuram questionar e formular novas teorias para esse tema.
Somos alienados desde pequenos sem perceber, somos bombardeados com dogmas e conceitos sem ter o direito de questioná-los.
Seria então a escola a maior alienadora? Os professores impregnam as crianças com nova s informação as quais elas devem ter como verdade absoluta, no ensino contemporâneo não se percebe o desejo de debater os temas absorvidos.
Somos alienados em nossa roda de amigos, deixamos que outros ditem as regras que devemos seguir.
Tribos urbanas também podem ser consideradas alienadoras, fazendo com que seus adeptos esqueçam suas personalidades e se tornem meras cópias.

Nenhum comentário: