sábado, 15 de março de 2008

Formas de Amor


Amor 1. sentimento que leva a desejar o bem de outrem. 2.afeição profunda (por alguem ou algo). 3. intensa inclinação, de carater afetiva e sexual, por pessoa do outro ou do mesmo sexo. 4. simpatia, amizade. 5 o objeto de amor(1 a 4). 6. aventura amorosa 7zelo, cuidado.

Essa é a descrição obtida por um dicinário (Minidicionário da lígua portuguesa - ségio ximenes) sobre a palavra amor, o que dá apenas uma vaga noção do que é esse sentimento tão complexo.

A palavra amor vêm do latim e pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc.
Encontramos entre as subdivisões das formas de amor duas polaridades distintas, eros e psique.
Eros está ligado a parte mais consciente do amor que uma pessoa sente pela outra, portanto está mais relacionado a atração fisica.
Psique representa a parte espiritual do amor.
Encontramos também ágape que no grego significa altruismo e generosidade. em que o bem estar do outro vem acima do seu proprio prazer. É visto como um amor incondicional portanto muitas vezes relacionado ao amor de Jesus-Deus pela humanidade (sacrificou-se em favor do amor pela humanidade).

Prometo depois publica outras formas de amor...aqui só dei uma pequena noção....
Mas o que é primordial no amor é haver uma integração das duas partes envolvidas ninguem sustenta um amor sozinho...

Nenhum comentário: